Compartilhe

Compartilhe!

segunda-feira, 22 de setembro de 2014




RECEITA DO ENGANO


A primeira coisa para ser enganado é, não ter conhecimento ou experiência naquilo que tanto deseja. A segunda coisa está ligada a primeira, é acreditar em tudo que dizem. Acreditar em tudo que se escuta e não ter conhecimento, é de fato um prato cheio para ser sempre LESADO por qualquer pessoa.
Deus sempre alertou o seu povo, tanto de forma coletiva como individual. Podemos ver em provérbios Deus dizendo: “O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa” (Pv 14:15). O SENHOR alertou a nação de Israel inúmeras vezes, a fim de que não fosse enganada pelas nações pagãs. Ele alertou sobre a idolatria, pois abraçaram deuses estranhos (Ex 32:1-9). A idolatria estava ligada também as infâmias paixões que sempre os levavam a desviar-se de Deus (Nm 25:1-5).

O profeta Oséias os alertou dizendo: “Efraim é como uma pomba facilmente enganada e sem entendimento; ora apela para o Egito, ora volta-se para a Assíria.” (Os 7:11). Jesus disse que deveríamos ser prudentes como a serpente e simples como as pombas, o que aparenta uma contradição com o verso anterior. Contudo, é fácil perceber que Jesus se refere a cautela e o vigiar contra as ciladas dos inimigos, e ao mesmo tempo a preservação do caráter e a pureza do coração diante da oposição.
Tudo isso vai muito além de ser enganado por um vendedor “bom de lábia” ou persuasivo. Hitler com sua boa oratória levou milhões de sua nação a ruína.
Não sejam enganados ou driblados por “comerciantes” do evangelho barato. Não venda suas mentes ou suas almas para qualquer um que lhe oferece “doces”. Analise, busque, investigue e estude. Isso é uma atitude saudável nos dias em que estamos vivendo, tanto no meio político como religioso.
Concluo com os irmãos de Beréia: “...eram mais nobres que os de Tessalônica, pois receberam a palavra de Deus com toda avidez, EXAMINANDO as escrituras todos os dias para ver se as coisas ERAM DE FATO ASSIM.” (At 17:11).

sábado, 6 de setembro de 2014






QUE DEUS É ESSE?!

Essa pergunta não é oriunda de alguém que duvida ou questiona das ações de Deus, mas de alguém que fica pasmo ou perplexo com as ações (maravilhas) de Deus em favor do seu povo. E tal pessoa, simplesmente admira e engrandece a Deus com as mãos erguidas ou de joelhos dobrados, devido os SEUS feitos gloriosos. É daí que ela indaga e exclama: QUE DEUS É ESSE?!
Podemos encontrar nas Escrituras inúmeros casos da ação de Deus em favor dos seus. Permita-me citar apenas um:

Havia em Israel um homem de Deus por nome de Eliseu, este por ser profeta sempre esteve intercedendo a Deus e auxiliando o povo a se livrar dos inimigos. Certa ocasião, os inimigos descobrem que ele (Eliseu) é o responsável por sempre se darem mal em suas investidas contra Israel. Furiosos, resolvem prendê-lo, enviando assim, uma tropa até a sua cidade. O profeta estava acompanhado por um jovem discípulo que teme muito ao ver o número de inimigos se aproximando, e desesperado grita: “Que faremos meu senhor?” O homem de Deus confiante responde: “Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles.” Neste curto espaço de tempo, ele roga a Deus para que o jovem pudesse ver de fato quem estava com eles. O rapaz ao abrir os olhos, contempla as colinas cheias de hostes celestiais (anjos) reunidas ao redor deles.
Eliseu sempre com sua arma secreta nos lábios e no coração, mas uma vez roga ao SENHOR para que agora ao contrário do jovem, os seus inimigos pudessem ficar cegos. O exército se posiciona bem em frente ao profeta, e ele os encara sem medo algum e os diz: “Este não é o caminho nem esta é a cidade que procuram. Sigam-me, e eu os levarei ao homem (ele mesmo) que vocês estão procurando”. E os guiou até a cidade de Samaria. O profeta mais uma vez ora a Deus para que eles agora possam ver. Ao se depararem que estavam dentro do território inimigo, Eliseu diz ao Rei de Samaria que ao invés de matá-los, deveria recebê-los bem e o servissem - (2Rs 6:8-22).

Como já dizia o apóstolo Paulo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8:31b).Esse é o nosso Deus! Dá as costas a Ele é loucura...Posso afirmar claramente que sirvo ao Deus que restaura a visão e que cega, o Deus que nos enche de fartura nossas mesas e que tira; o Deus que enviar chuva e que também envia seca (2Rs 6:24-33); o Deus que nos encoraja (v.12) e o que causa pavor nos corações dos homens (2 Rs 7:5-7); o Deus que tira a vida e o que dá, o que empobrece e enriquece, o que humilha e também exalta (1Sm 2:6-8); o que cura e o que fere.
Esse é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Este é o Deus que nos abraça com o seu imenso amor que também nos corrige e nos disciplina conforme a sua justiça!

terça-feira, 2 de setembro de 2014





O PERIGO DOS ELOGIOS ....

Para que a prata e o ouro venham alcançar a pureza, ambos precisam passar por um processo de refinação. Eles devem passar pelo fogo com o auxílio do crisol ou cadinho, um pequeno recipiente com um material cerâmico capaz de suportar temperaturas acima de 500 ° C. Mas, NÓS humanos, devemos passar por algum processo? Como somos provados?
O livro de provérbios nos diz como: “O crisol é para prata e o forno é para o ouro, mas o que prova o homem são os elogios que recebe.” (Pv 27:21). Tá ai a resposta, os ELOGIOS nos prova!
O rei Davi ao ser elogiado por muitos ao derrubar o gigante Golias, não se deixou impressionar pela aclamação: “...Davi feriu os seus dez milhares”. (1Sm 18:7). Entretanto, Saul, indignou-se muito com a declaração de ter matado somente os seus milhares. É obvio que o coração ciumento de Saul muito sofreu, pois não era limpo. Já o coração de Davi era claro como cristal (2Sm 16:5-12).
Qual será sua reação se alguém lhe disser que o outro irmão fez um excelente trabalho e não mencionou o seu nome? Você, no mínimo, se sentirá magoado e um tanto triste talvez...Isso poderá provar que o seu coração não está totalmente limpo.
Quando uma pessoa o elogia demais, observe atentamente a fim de ver se você fica orgulhoso ou quando os elogios são menos do que você merece ao ponto de te deixar magoado. Que Deus tenha misericórdia de nós!