Compartilhe

Compartilhe!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

BONS PERFUMES DE CRISTO

"Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor, não tive, contudo, tranqüilidade no meu espírito, porque não encontrei o meu irmão Tito; por isso, despedindo-me deles, parti para a Macedônia. Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem". (2 Co 2:12-15)

No grego essas duas palavras são usadas euodia /ozo- palavra raiz (numa forma fortalecida); soltar um odor (seja bom ou mau), cheirar, emitir um cheiro:
1a) de um cadáver em decomposição
1) aroma doce, fragância
2) algum cheiro doce ou fragância, incenso, sobre odor ou algo que cheira doce
2b) odor doce. Refere-se ao aroma dos sacrifícios e obrigações, de acordo com a noção antiga de que Deus tem olfato e se agrada com o odor de sacrifícios
3) metáf. algo muito agradável a Deus
A palavra perfume: PER=FUME: espalhar aroma, (pela, ou por meio da fumaça)

1. O anseio em ver o irmão querido (12-13).
Talvez o desejo ardente de Paulo para ver a Tito, era para receber da parte dele notícias a respeito da igreja de Corinto. Ele não teve alivio, sossego ou tranqüilidade para ficar ali, outro motivo para Paulo ficar assim, talvez seja também por que Paulo tinha a mais alta estima por Tito, assim como ele tinha por Timóteo. Eram de fato companheiros de luta.

2. Espalhando a fragrância de Cristo (14).
Ele rende graças a Deus por que Cristo sempre os conduzia em triunfo, sempre em vitoria nas dificuldades que ele passava em suas jornadas missionárias, em todo lugar que eles fossem Cristo os fazia serem conhecidos, pela fragrância do seu conhecimento.

É a idéia de uma procissão romana de triunfo, em que o general vitorioso, em desfile festivo, conduzia soldados e prisioneiros de guerra capturados, enquanto o povo olhava e aplaudia, com o ar carregado de doce perfume, nas ruas, proveniente da queima de especiarias (Vegetal aromático). Era e ainda é por meio dos cristãos que Deus espalha para todos os lugares a “fragrância” do conhecimento de Cristo.

3. Testemunho fiel (15)
Para quem? A resposta está ai: tanto nos (entre os) que são salvos e os que estão perecendo. Os que são ministro de Cristo são considerados assim, eles percebem a grande diferença. Nos versos posteriores dá uma ideia de contradição, mas é exatamente isso, à medida que o evangelho é espalhado pelo o mundo como aroma agradável, para estes, os cristãos que testificam são cheiro de morte, não por que a mensagem do evangelho passasse a ter mau cheiro, mas por que os incrédulos, aos rejeitarem a graça de Deus, escolhe para si a morte.

4. Somos o bom perfume de Cristo?
As pessoas sentem bem quando passa por nós? Ou você espanta as pessoas com o mau cheiro do seu testemunho?
Se as nossas vidas de fato não agradam as pessoas e nem a Deus, é por que estamos fedorentos espiritualmente.

Um comentário:

  1. Ei, bicho chato, parou o blog pq? Pq parou? Tem que continuar a postar... kkkk
    Ei, e entra no meu blog também!!! Falta de consideração... Leia, siga, comente, divulgue, por favor. É http://ferazao-bang.blogspot.com/
    Jesus te ama e eu tbm, querido!!!
    Débora Silva Costa

    ResponderExcluir