Compartilhe

Compartilhe!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013



EIS UMA GRANDE FRAQUEZA DOS HOMENS

Receber um novo cargo ou ser promovido é algo que de fato alegra o coração. Tal alegria às vezes não se tem domínio, e o que desejamos fazer de imediato é testemunhar ou compartilhar com alguém o ocorrido. Eis ai o problema, é nessa hora que infelizmente temos que ter cuidado e cautela ao declarar a alguém. 

Meditando numa passagem do Antigo Testamento, percebi algo interessante. Saul tentava encontra as jumentas perdidas de seu pai; nesta viagem ele chega até a casa do profeta Samuel. Este já o aguardava para ungi-lo rei sobre Israel. Ao retornar para a sua casa, tendo por certo essa promessa feita pelo o profeta, o seu tio e amigo indaga-o a respeito da viagem. Saul contou-lhe tudo, menos o que se referia a realeza. Veja: “Então disse o tio de Saul: conta-me, peço-te que é o que vos disse Samuel? Respondeu Saul a seu tio: informou-nos de que as jumentas foram encontradas. Porém, com respeito ao reino não lho declarou”. (1Sm 10:15-16).

Porque será que ele não disse tudo? Manter em segredo alguns assuntos é de suma importância. Isto pelo o fato em que as vezes não seremos levados a sério e até mesmo despertaremos inveja. Talvez essa fosse uma das razões pela qual Saul não lhe quis falar. Assim, embora fosse seu parente e amigo, julgou melhor conservar o assunto em segredo. Como disse o historiador judeu Flávio Josefo: “A fraqueza dos homens é tão grande que muito pouco se pode confiar em sua amizade. Eles não são capazes de ver, sem inveja, a felicidade dos outros, ainda que sejam parentes e amigos e a despeito de saberem que tal acontece por graça particular de Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário