Compartilhe

Compartilhe!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013



JOVEM, DE QUE GERAÇÃO TU ÉS?

Imaginemos como seria a reação de um palhaço ao fazer piadas, truques e brincadeiras, e de repente percebe um clima negativo do seu público, ou seja, todas as crianças não esboçam nenhum sorriso ou contentamento da sua apresentação. Como seria a sensação desse pobre ator cômico?

Podemos imaginar agora outra cena: Neymar Jr. Ou Messi (você escolhe) faz um belo gol numa partida final, e a torcida não comemora. Ao invés de gritos alegres e aclamações, ele recebe vaias e chacotas da multidão. Como seria a reação desse jogador?

Ainda na imaginação, alguém acaba de receber um presente de uma amigo e não demonstra nenhuma reação de gratidão e satisfação. Como você acha que esse amigo se sentiria?

E por último, um rapaz apaixonado que resolve pedir a sua namorada em casamento e ao mesmo tempo faz uma linda declaração de amor em público. Contudo, a reação dela é de desprazer, murmuria e vergonha. Como se sentiria esse jovem?

Na época do ministério de Jesus, ao perceber a insatisfação e incredulidade da sua geração, ele faz rapidamente uma comparação com crianças que brincavam na praça. Muitas dessas crianças, sentadas ou em pé, divertiam-se cantando e dançando músicas alegres, as vezes músicas tristes ou lamentações. No decorrer da diversão, algumas delas percebiam que a brincadeira estava sem graça, pois notavam a reação insatisfatória dos demais. Isto porque, os outros estragavam o divertimento com um comportamento contrário as músicas entoadas. Na hora de “brincar de casamento”, não dançavam; na hora de “brincar de enfermo” e chorar, não choravam. Da mesma forma, sendo bem claro e direto, Jesus iguala aqueles camaradas com crianças insatisfeitas e imaturas.

Eram pessoas que não se contentavam com coisa alguma. É provável que ele estivesse se referindo particularmente aos escribas e fariseus. João pregava uma mensagem severa de julgamento, e contudo eles diziam “tem demônio!”Jesus misturava-se com o povo e eles diziam: “Eis ai um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores” (Mt 11:16-18).

Vendo e analisando a geração dos nossos dias, podemos questionar: “..a quem iremos comparar esta geração?” Será que alguma coisa mudou? É possível diante de uma geração tão pervertida encontrarmos jovens fieis a Deus em nossos dias? Existe uma geração totalmente insatisfeita como na época de Cristo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário