Compartilhe

Compartilhe!

segunda-feira, 22 de setembro de 2014




RECEITA DO ENGANO


A primeira coisa para ser enganado é, não ter conhecimento ou experiência naquilo que tanto deseja. A segunda coisa está ligada a primeira, é acreditar em tudo que dizem. Acreditar em tudo que se escuta e não ter conhecimento, é de fato um prato cheio para ser sempre LESADO por qualquer pessoa.
Deus sempre alertou o seu povo, tanto de forma coletiva como individual. Podemos ver em provérbios Deus dizendo: “O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa” (Pv 14:15). O SENHOR alertou a nação de Israel inúmeras vezes, a fim de que não fosse enganada pelas nações pagãs. Ele alertou sobre a idolatria, pois abraçaram deuses estranhos (Ex 32:1-9). A idolatria estava ligada também as infâmias paixões que sempre os levavam a desviar-se de Deus (Nm 25:1-5).

O profeta Oséias os alertou dizendo: “Efraim é como uma pomba facilmente enganada e sem entendimento; ora apela para o Egito, ora volta-se para a Assíria.” (Os 7:11). Jesus disse que deveríamos ser prudentes como a serpente e simples como as pombas, o que aparenta uma contradição com o verso anterior. Contudo, é fácil perceber que Jesus se refere a cautela e o vigiar contra as ciladas dos inimigos, e ao mesmo tempo a preservação do caráter e a pureza do coração diante da oposição.
Tudo isso vai muito além de ser enganado por um vendedor “bom de lábia” ou persuasivo. Hitler com sua boa oratória levou milhões de sua nação a ruína.
Não sejam enganados ou driblados por “comerciantes” do evangelho barato. Não venda suas mentes ou suas almas para qualquer um que lhe oferece “doces”. Analise, busque, investigue e estude. Isso é uma atitude saudável nos dias em que estamos vivendo, tanto no meio político como religioso.
Concluo com os irmãos de Beréia: “...eram mais nobres que os de Tessalônica, pois receberam a palavra de Deus com toda avidez, EXAMINANDO as escrituras todos os dias para ver se as coisas ERAM DE FATO ASSIM.” (At 17:11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário