Compartilhe

Compartilhe!

quarta-feira, 2 de julho de 2014




A BÍBLIA FALA SOBRE AS ARTES MARCIAIS?

   Encontramos nas Escrituras que o homem depois da queda tornou-se mal e separado de Deus. O primeiro homicídio pode ser visto em (Gn 4:8), quando Caim mata seu irmão. Porém, já em (Gn 6) podemos notar a corrupção total da humanidade naqueles dias. E mesmo depois do dilúvio, não cessou a maldade no coração do homem (Gn 11).


     Podemos ver ainda, inúmeras passagens nas Escrituras referentes à guerra. O homem sempre quis ser independente, achando que iria vencer sozinho os seus desafios e lutas. Contudo, sabemos que sempre foi Deus que concedeu vitória a quem ele quisesse conceder (Dn 5:18-19). Não foi a força robusta de homens, mas o Senhor concedia todas as vitórias ao seu povo, a saber, Israel.  

A Bíblia relata algo interessante em relação a Jacó, diz que ele lutava com um homem até o dia amanhecer, ou seja, na forma de um anjo foi o próprio Deus que lutou com Jacó. Com isso, não podemos classificar o tipo de luta e como lutaram, mas sabemos que de fato eles lutaram, e o seu nome foi mudado por Israel (Aquele que lutou com Deus, o que resistiu a um anjo, ou o príncipe de Deus), devido a sua perseverança nesta luta até o fim (Gn 32:22-31).

As inúmeras vitórias nas batalhas do povo de Deus, dependia unicamente da fidelidade, obediência e amor para com o Eterno (Nm 14:39-45; 21:1-3; 21-35; 31:1-12, 19-24). O povo de Israel todas as vezes que guerreasse, jamais deveriam esquecer-se dos deveres estabelecidos por Deus; como por exemplo: “Quando vos achegardes à peleja, o sacerdote se adiantará, e falará ao povo, e dir-lhe-à: Ouvi, ó Israel, hoje, vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; que não desfaleça o vosso coração; não tenhais medo, não tremais, nem vos aterrorizeis diante deles, pois o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco a peleja por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar.” (Dt 20:2-4). Só havia espaço para homens corajosos (v.8). Deus de antemão encorajava o líder (Js 1:9; 5:13-15), e o seu líder por sua vez ao povo, como disse Josué: “Um só homem dentre vós perseguirá mil, pois o SENHOR, vosso Deus, é quem peleja por vós, como já vos prometeu.” (Js 23:10). Porém, Deus deseja primeiramente a paz ao invés da guerra (Dt 20:12). Sem esquecer, que na maioria das vezes, o povo não precisava lutar ou puxar alguma espada, isto devido as maravilhas que Deus iria operar no meio do seu povo contra os seus inimigos (Js 6:1-21).

Encontramos ainda nas Escrituras, histórias de homens valentes, tais como Sangar, filho de Anate que venceu 600 homens filisteus com uma aguilhada de bois (Jz 3:31); também como Gideão e os seus trezentos, dos quais dependeram totalmente de Deus para vencer os midianitas (Jz 7). No livro de Juízes no capítulo 13 ao 16, vemos também a vida de outro homem que sempre vencia as batalhas por auxilio de Deus, este homem era Sansão. Deus capacitava o seu povo de forma extraordinária, o exemplo disso era a tribo de benjamim que possuía na época dos juízes 700 homens canhotos, os quais atiravam com a funda num cabelo e não erravam (Jz 20:16).

A Bíblia não fala diretamente da prática das artes marciais, mas sabemos que muitas delas são milenares, e tem suas origens na guerra, pois era necessário que todo soldado soubesse a arte da guerra, mesmo usando armas ou não.

No segundo livro do profeta Samuel capítulo 23, verso 8 e 9, existe uma lista de guerreiros habilidosos que serviram ao rei Davi. Tais homens como Jabesão, em que numa certa ocasião, com apenas uma só lança, enfrentou oitocentos homens e os matou.

O rei Davi recebeu a benção do Senhor por possuir guerreiros hábeis em seu exército. Ao seu lado havia três guerreiros valentes, onde sempre estavam presentes nas batalhas. Certa ocasião, estando Davi com um forte desejo de beber água da cisterna da porta de Belém, os três valentes atravessaram o acampamento filisteu, e tiraram água e trouxeram para Davi, mostrando um grande valor de lealdade para com o rei; então o rei Davi exclama dizendo: “O Senhor me livre de beber desta água! Seria como beber o sangue dos que arriscaram a vida para trazê-la!” (2 Sm 23:14-17). Davi reconhecia juntamente com seu exército que as vitorias obtidas, não vinham de suas habilidades, ou técnicas, entretanto, todos tinham ciência que o Senhor era quem lhes concedia as vitórias gloriosas.

No decorrer do tempo, o ser humano esquece-se de Deus mais e mais, e com isso serviram a criatura em lugar do criador (Rm 1:25). Ainda hoje, muitos pensam com orgulho exacerbado, que possuem habilidades próprias, com o intuito de alcançarem as suas vitórias. Esquecendo-se de que Deus é quem luta em favor do seu povo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário