Compartilhe

Compartilhe!

quarta-feira, 2 de julho de 2014



É PECADO PRATICAR ARTES MARCIAIS?

Antes de sabermos se é pecado ou não, é necessário questionarmos da seguinte maneira: Qual o meu objetivo em praticar artes marciais? O que me estimula a fazer parte dessa arte e esporte? A maioria responderá afirmando que procuram o cuidado e o bem-estar da saúde, sendo que isto é algo bom e proveitoso. Paulo diz a Timotéo: “Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser” (2Tm 4:8). O apóstolo Paulo não está desqualificando o exercício físico de forma alguma, ele usa duas palavras com fortes significados, a primeira é “proveitoso” onde entendemos o seu significado como: vantagem, proveito ou lucro, em outras palavras, quem pratica não sairá perdendo. A segunda palavra é:  “piedade”, visto que seu sentido original é: reverência, respeito, fidelidade a Deus, religiosidade. A ideia é que o exercício espiritual tem um valor superior em nossas vidas, seja agora ou no futuro, e tal valor se torna superior a qualquer outro exercício. Porém, podemos entender que Paulo não desqualificou e nem proibiu o exercício físico, entretanto, deu ênfase demasiada ao exercício espiritual.

Buscar as coisas lá do alto é de fato o mais proveitoso (Cl 3:1), contudo, não encontramos casos na Bíblia que condene a pratica de exercícios físicos. Tudo o que substituímos por Deus se torna de fato pecado. As artes marciais em si, não leva ninguém a apostasia, mas sim os que obedecem a espíritos enganadores e ensinos de demônios (1Tm 4:1).

Praticar artes marciais com o propósito de glorificar a Deus e testemunhar a sua bondade é de grande valor. Não devemos ser exclusivistas, separados das pessoas que aparentam fazer alguma coisa má. O que devemos fazer é seguir os exemplos de Cristo; ir aos pecadores, falar do amor de Deus por elas, e compreender também que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito (Rm 8:28).

Todas as coisas são puras para os puros (Tt 1:15a), tendo em vista um forte propósito de que todas as coisas que venhamos a fazer seja para a honra e glória do nosso Senhor Jesus Cristo (1Co 10:31).

É necessário conhecer aquilo que vamos fazer. O amor por Deus sempre deve prevalecer na vida dos cristãos verdadeiros. A Bíblia é clara quando afirma que um dia, cada cristão vai apresentar-se perante Deus para ser julgado mediante os seus atos. Seremos julgados segundo o bem ou o mal que fizemos depois de termos sidos salvos. Este julgamento é conhecido como “Tribunal de Cristo” (2 Co 5:10). Logo, segundo as Escrituras é evidente que não escaparemos de sermos julgados pelas nossas ações, isto inclui todo cristão, seja praticante ou não das artes marciais.

Um pregador renomado conhecido como Billy Graham disse certa vez em um dos seus sermões que Satanás tem sempre um barco pronto para oferecer aqueles querem viver longe de Deus. Entendemos que, a pessoa desejosa em viver longe de Deus, não é necessariamente aquela que estar vivendo no meio dos incrédulos, mas, pode ser aquela pessoa que mesmo estando dentro de uma igreja, continua vivendo como filho das trevas, ou seja, vivendo sem a verdade de Deus, e tendo tomado rumo no barco de Satanás há muito tempo.

Concluo afirmando que, o praticante das artes marciais que mantém um equilíbrio em sua conduta e pureza diante de Deus e dos homens, sempre será uma benção e um forte instrumento de Deus para levar muitas almas perdidas aos pés de Cristo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário