Compartilhe

Compartilhe!

quarta-feira, 2 de julho de 2014



ARGUMENTOS POSITIVOS E NEGATIVOS SOBRE AS ARTES MARCIAIS


   Ao longo da história das artes marciais, muitos homens têm buscado o aperfeiçoamento com o objetivo maldoso, alguns com o foco em apenas em desafiar os mais fortes,  isto com o fim de obter honra e glória.

     Os grandes lutadores de renome, eram assim conhecidos por suas técnicas fatais, onde se poderia eliminar o oponente com um só golpe. Mas, nem todos buscaram a arte marcial com esse fim. Investir na educação, tanto da criança como do adulto, sempre foi o alvo daqueles que buscaram com lealdade praticar a arte marcial de forma positiva. Vamos analisar dois argumentos a respeito.

      Argumento negativo

  O preconceito com a artes marciais em nosso país ainda pode ser perceptível pela maioria dos cristãos. Para muitos é inadmissível um cristão envolver-se nesta arte. Os motivos principais da rejeição, encontra-se devido a filosofia e a religião oriental, sem esquecer que para eles,  ela  pode promover ou estimular a violência.

  No que diz respeito a religião dentro das artes marciais, temos exemplos como o Muay Thai, onde os praticantes fazem uma dança ritualística antes de começar o combate;es isto porque a maioria dos tailandeses seguem o budismo. Já no Sumô, os praticantes iniciam o combate jogando sal na arena para espantar os espíritos malignos. Na capoeira, diversas músicas são entoadas, sendo que muitas delas estão presentes em centros de macumba.

 O editor do site vivos, em uma de suas postagens na internet a respeito das artes marciais, diz:
  
 “As filosofias diversas, não devem encontrar lugar no coração do homem que procura santificar-se e ser instrumento nas mãos do Senhor Deus. É preciso que haja discernimento no Espírito, afinal, a vida que nos é proporcionada deve ser exclusivamente para a honra e glória do Eterno, e isto com todas as forças possíveis. E nesta visão, é preciso abrir-se mão de muitas atitudes aparentemente normais e inofensivas à vida espiritual.

 Ocasionalmente recebo e-mails de pessoas que se dizem evangélicas, no afã de descaracterizar a condição filosófica das artes marciais, inclusive relatando sucessos na disseminação do evangelho por esse canal. Eu lamento, mas, não consigo ver e não reconheço o mover de Deus através de meios sabidamente contrários a Seus princípios.
  
O que é mais importante, agradar a Deus ou satisfazer os anseios da vontade? Veja os conselhos do Senhor, através da Bíblia:

“Não vos ponhais em jugo desigual com incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” 2 Co 6:14;

    “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz...E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as”
 Ef 5:8, 11;

   “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”. Cl :13;

   “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. 1Pe 2:9;

  “Não imitem os costumes dos povos que eu vou expulsar dali, conforme vocês forem tomando posse da terra. Eu fiquei aborrecido com eles por causa das coisas imorais que faziam.” Lv 20:23;

    Não se deixe levar por vãs filosofias e toda sorte de doutrinas; seja fiel, santo, puro e cheio do Espirito Santo, assim de tu fluirá um rio de água viva.[1]

Estas são as objeções negativas referentes à prática das artes márcias para um cristão.  Mas, estaria ele verdadeiramente certo em seus argumentos? Faz-se necessário uma forte avaliação a respeito disso.


 Argumento Positivo

As artes marciais vêm sendo usado como método de ajuda emocional e física para muitos, ou seja, uma melhora na saúde. O bem-estar tem sido notado na vida de muitos praticantes, onde até mesmo muitos eram dominados pelas drogas e o álcool. Alguns têm praticado com intenção de divulgar o evangelho aos perdidos, visando também tirar muitas crianças do caminho das drogas. Mesmo com esses benefícios, as pessoas têm praticado com a visão no que diz respeito a esporte, sem esquecer ou ignorar o fato que muitos atletas vêm se destacado em grandes competições e até mesmo nas olimpíadas.

A filosofia das artes marciais não influencia a uma certa idolatria ou paganismo. Até porque nem todos os professores têm ensinado as filosofias com o intuito de converter ou mudar o aluno pra uma determinada crença. É verdade que muitas das artes marciais do oriente possuem suas raízes na filosofia e cultura oriental, onde em certo sentido ela traz consigo aspectos das religiões orientais. Entretanto, todo e qualquer praticante não vai primeiramente a busca de praticar com esta intenção. Muitos, se interessam simplesmente por outros motivos, seja o de praticar um esporte, fortalecer o corpo e preservar uma boa saúde. Pois doutro modo, não procurariam uma academia, e sim um centro religioso da qual deseja fazer parte.

Infelizmente, hoje estamos mais expostos as filosofias nas universidades do que em uma academia de artes marciais. O mundo está cheio de filosofias bem fortes, onde negam a verdade absoluta das Escrituras. Não podemos afirmar e nem classificar o que Deus quer usar quando Ele deseja salvar o pecador ao Seu modo. É evidente que Deus não usou um só padrão categórico para salvar quem Ele quer. O comportamento e  testemunho de vida de um cristão, pode evidentemente proclamar as boas novas em qualquer lugar, onde quer que ele esteja.

O grande problema em tudo que fazemos, é simplesmente o exagero, o que de fato nos leva ao pecado. Tentar substituir Deus por qualquer coisa e desconsiderar a pessoa de Deus, é destrona-lo. Seja um cristão fiel ou não, ele corre o risco de querer fazer tudo ao seu modo e se rebelar contra Deus, caso não tenha um equilíbrio espiritual. É necessário ter uma disciplina espiritual, afim de não ser levado por quaisquer influências negativas.  

Cuidar do corpo faz parte da vida de qualquer ser humano que deseja ter uma boa disposição mental e física. O cristão de sã consciência das Escrituras nunca vai querer viver de forma grosseira e brutal com o próximo. Pois agindo assim, ele estará dando um péssimo testemunho, para a igreja, para a família, e para os seus amigos praticantes da mesma arte, se assim o fizer.

Alguns lemas usados nas academias de Karatê para auto disciplina do aluno são: “Respeito acima de tudo; Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão; criar um intuito de esforço; conter o espirito de agressão”.[2] Tais pronunciamentos são de importância ética moral na conduta do praticante de Karatê. Para algumas academias, o aluno que deixar de cumprir esses normas, estará sujeito a ser expulso. No karatê são conhecidas como “Dojo-kun” (código de ética).

     Muitos versículos correm o risco de serem mal interpretados e aplicados contra aqueles que praticam. Textos como já citados: “Não vos ponhais com jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? (2Co 6:14); “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz...E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as” (Ef 5:8, 11); Tais textos não são bem aplicados para isentar o cristão de praticar artes marciais. Não há como o cristão sair de modo completo do mundo a não ser pela morte. Estamos cara a cara com o mundo dia após dia. Concordar e aceitar o sistema do mundo é uma outra questão.  

Mas, o que significa separar-se do mundo? Quando um crente vai ao restaurante e senta-se junto a alguém que bebe, ele não estaria assentado na roda dos escarnecedores? Quando vamos a um museu e contemplamos um quadro pintado por um artista que não é cristão, ladeados por outros visitantes também incrédulos, não estamos nos juntando aos pecadores? Pensando nesses termos, a resposta obviamente é não. A igreja não pode pensar em se isolar geograficamente do mundo...viajamos em ônibus e aviões rodeados por pessoas boas e más, ou seja, para onde formos estaremos inseridos no meio de incrédulos. Não há como fugir dessa realidade e nem tentar explicar ou aplicar tais textos para se ausentar da suposta comunhão com os incrédulos.
    
Nenhum praticante verdadeiramente cristão, vai se preocupar em querer lutar ou desafiar pessoas, mas ele vai querer lutar contra algo que lhe atrapalhe o seu crescimento na jornada cristã. Ele deverá pensar do mesmo modo que o apóstolo Paulo, quando diz: “E todo aquele que luta de se abstém; eles os fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim, não como uma coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar”(1 Co 9:25-26). E em outra ocasião ele diz: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef. 6:12). O escritor aos hebreus declara: “Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistindo até ao sangue” (Hb 12:4).




[1]http://pt.www.vivos.com.br
[2] Budokan.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário