Compartilhe

Compartilhe!

domingo, 12 de maio de 2013


SAUL E TAMETOMO - ATO DE BRAVURA OU COVARDIA?


Dois guerreiros com um só propósito, defender o trono e vencer a guerra. O plano de ambos veio ao fracasso por causa do orgulho e rebeldia. 

SAUL – Primeiro rei de Israel. Filho de Quis da tribo de Benjamim. Viveu por volta de 1095 a.c e reinou durante 40 anos em Israel. A decadência do seu reinado veio em conseqüência da sua desobediência ao profeta Samuel e rebeldia contra Deus. Saul em um combate furioso entre os filisteus presenciou a morte dos seus soldados e filhos no monte Giboa, e não querendo ser morto pelo os inimigos cometeu suicídio se jogando sobre a sua própria espada.

TAMETOMO – Fazia parte da clã (tribo) Minamoto, uma família de nobres samurais (guerreiros) da região de Hogen no Japão. Viveu por volta de 1139. Era filho de Minamoto no Tameyoshi, e irmão de Yukiie e Yoshitomo. Na rebelião de Hogen, Tametomo lutou para defender Shirakawa-den ao lado do seu pai, contra as forças do Tairan no Kiyomori e Minamoto no Yoshitomo seu irmão. Colocaram fogo no palácio e Tametomo foi obrigado a fugir e foi banido pra a ilha de Oshima. Em 1710, o conflito entre os clãs Minamoto e Taira continuou. Tametomo foi cercado por guerreiros do clã Taira em uma pequena ilha. Ao pensar que não poderia mais lutar, vendo que a sua derrota era certa, Tametomo não quis ser morto pelos os seus inimigos e se matou com um corte profundo no abdômen, cometendo um Harakiri (Cortar o abdômen).

Para muitos, tal atitude desses guerreiros é considerado um ato de heroísmo e bravura, porém, o que fica evidente é que esses homens estavam distantes de Deus. Um chegou a conhecer o Deus vivo de Israel, o outro nunca chegou a conhecê-lo. Demonstraram grande temor em seus atos ao ponto de chegarem ao clímax do desespero.

O pecado é o agente principal desse ato. Suicídio (do latim sui, "próprio", e caedere, "matar") é o ato intencional de matar a si mesmo. Nos dias de hoje sua causa mais comum é um transtorno mental que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. Dificuldades financeiras e/ou emocionais também desempenham um fator significativo. Mais de um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano, tornando-se esta a décima causa de morte no mundo. Trata-se de uma das principais causas de morte entre adolescentes e adultos com menos de 35 anos de idade.

Os principais países em destaque neste ato são: Russia, Japão, Coréia do Sul, França, Lituania, Portugal, e Brasil.

É lamentável saber que milhares morrem a cada ano através desse ato e sendo que ao mesmo tempo muitos cristãos não estão dispostos a ir e anunciar as boas novas de Cristo Jesus. Você pode cometer sim um suicídio, e que suicídio é esse? Aqueles que ainda não são crentes em Jesus podem matar o seu próprio EU, ou seja, a sua velha natureza, o pecado que está em sua carne, e se entregando a Cristo. Os que já são crentes em Jesus, devem matar o seu comodismo, sendo assim um(a) guerreiro(a) aos olhos de Deus, morrendo em combate pela fé se for possível.

O ato de bravura se define nas palavras do apóstolo Paulo: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” Fp 1:21. Para Paulo a vida se resumia em Jesus Cristo; Cristo era a sua razão de ser. Não se refere a um desejo pela morte, mas sim em está disposto a padecer pela defesa de Cristo. É assim que deve pensar o cristão, viver para Cristo custe o que custar. Só assim ele estará demonstrando um ato de bravura diante das perseguições e tribulações deste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário