Compartilhe

Compartilhe!

domingo, 12 de maio de 2013


SERMÃO VIVO OU SERMÃO MORTO?

O sermão vivo é aquele trás vida aos corações mortos. E o sermão morto é aquele que trás morte aos corações vivos. A diferença de ambos, é que um depende do Espírito Santo e este dá entendimento e transformação aos que ouvem. O outro depende de si mesmo e do conhecimento, em que instiga somente o intelecto e trás orgulho para os que ouvem, transformando-os em lobos ferozes ao invés de ovelhas.

Os profetas foram profetas porque foram instruídos pelo o Espírito Santo de Deus. Sem ação sobrenatural de Deus, todos eles teriam sido meros tagarelas e enganadores. Traziam a vida onde havia somente morte, isso por causa do Espírito e faziam o impossivel por causa do Espírito. Ensinavam a letra, mas o Espírito era quem abria o entendimento dos ouvintes. Mostravam o mistério, contudo, era o Espírito que lhes mostrava o significado das coisas. Falavam com maior beleza e bradavam em alta voz com fortes palavras, mas somente Deus mediante o Espírito dava entendimento e inflamavam os corações.

Sem a dependência do Espírito Santo, o pregador será um simples orador enchendo muitas cabeças de conhecimento superficial, sendo que nunca atingirá o principal alvo, os corações obscurecidos e endurecidos.

Nenhuma doutrina, livro ou sermão poderá fazer algo por alguém se o Espírito Santo não operar. A pessoa de Cristo ou o evangelho não podem ser confinado a meras palavras. Como já disse Tozer: “O que é espiritual não pode ser encerrado por tinta e nem cercado por tipos de papel.”

Buscar o auxílio do Espírito Santo em nossos sermões é de suma importância para o despertar e transformar dos homens perdidos. Concluo nas palavras do apóstolo Paulo: “Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito.” 1 Co 2:4

Nenhum comentário:

Postar um comentário